Meio Ambiente

Grupo mostra despejo de água suja e cita esgoto em praia de Niterói

Fato foi registrado nesta sexta-feira (29) e gerou indignação

Um grupo de remadores flagrou um despejo de água suja sendo realizado na praia de Charitas, na Zona Sul de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta sexta-feira (29). Todos apontaram ligação de esgoto clandestino, devido ao forte odor.

"Isso aqui é esgoto puro. Pena que o vídeo não pega o cheiro. Horrível. Isso daqui é uma vergonha. Olha como desce esgoto. E sendo bombeado. Não tem um fiscal. Gente, como faz uma obra e bota o esgoto direto no mar?", denunciou a remadora Patrícia Aguilar. 

Sócia de um clube de canoa havaiana, Patrícia revela que o caso ocorreu na altura do Quiosque 12, por volta de 9h. Indignada, ela gravou um vídeo mostrando o cenário.

Ao ENFOCO, a mulher narra que a atividade de remo iniciou às 6h30, e que no final da prática esportiva, acabou sendo surpreendida.

"Meus alunos, filhos e marido estavam lá. O meu marido fez um teste com o copo: pegou a água e deu na mão do coordenador da obra. Ele cheirou e fez uma cara... Eles sabem que tem esgoto clandestino ligado na rede deles e nada fazem. Pra ter hepatite, dermatite, qualquer problema de pele, isso é um prato cheio", reclama.

A alegação da concessionária Águas de Niterói, responsável pela intervenção, de acordo com testemunhas, seria de que a água é pluvial. 

"Dizer que a rede é pluvial é uma coisa. Provar que o que sai dela é realmente apenas água de chuva é outra bem diferente. Vivem dizendo que é água pluvial, mas é um fedor enorme. Alguns alunos não querem nem sair com a canoa, como entra na água desse jeito?", reclama Patrícia.

Prejuízo

André Aguilar, de 51 anos, é dono da tradicional empresa especializada em canoa havaiana na região. E revela que quiosqueiros da área também são prejudicados com tudo isso, principalmente neste fim de ano.

"A dona do quiosque aqui perto gravou a operação acontecendo, com a água sendo jorrada na praia, atrapalhando até a vida dela. Com o esgoto sendo jogado na areia, isso gera problemas, porque ela vai trabalhar na véspera de ano novo, achando que tem movimento e ninguém vai parar ali. Vão parar longe do fedor", contou.

Obras

Vídeos gravados pela remadora Patrícia Aguilar, no local, mostram um trator e funcionários da Águas de Niterói realizando a manutenção.

"Ali está tendo essa obra infinita... a gente pega direto essa areia molhada, meio suja, a gente fica chateado, mas não esquenta tanto. Mas hoje foi absurdo. Tinha uma espuma leitosa, e na água onde a gente para a canoa pra desembarcar, o meu marido viu e gritou para pararmos mais longe. Eles estavam pegando a água de um buraco, que é esgoto puro. Peguei o celular e comecei a gravar, e eles desligaram a bomba", finalizou Patrícia Aguilar.

O que diz o Inea?

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que ainda não foi acionado, mas que irá apurar a denúncia. O Inea destaca ainda que irá verificar a competência de atuação no caso em questão.

"Após a apuração dos fatos, caso comprovado despejo irregular de efluentes, poderá ser lavrado auto de constatação com a penalidade multa", explica.

O que diz a Águas de Niterói?

Procurada, a Águas de Niterói informa que a situação "não foi causada por um vazamento de esgoto".

"A concessionária realizou uma manutenção no local e, como o terreno é arenoso, foi encontrada água proveniente de um lençol freático, que foi escoada para o sistema de drenagem pluvial. A empresa reforça que essa ação não apresenta nenhum risco para o meio ambiente e que a rede coletora de esgoto da Águas de Niterói está funcionando normalmente", concluiu.

A Prefeitura de Niterói, também questionada, ainda não se manifestou sobre o episódio.

< Balsas com fogos do Réveillon são fiscalizadas em Niterói Noiva diz 'não' no altar, e é aplaudida após expor motivo; vídeo <